A Construção Social da Cor - 3ª Edição
Marca: Editora Vozes Referência: 944
No Brasil, bem como em outras sociedades que tiveram sua formação histórica relacionada ao encontro das populações europeias com as populações da África Subsaariana, tornou-se lugar comum se falar em "negros" e "brancos".
A montagem do sistema escravista colonial no Brasil presidiu, conforme se busca demonstrar neste livro, àquilo que estaremos denominando Construção social da cor - um modo de perceber o mundo humano com base em uma especial atenção direcionada às diferenças da corda pele.
A possibilidade de perceber a sociedade desta maneira, contudo, correspondeu, na verdade, a uma construção histórico-social específica, e os próprios africanos introduzindo no Brasil durante os tempos da escravatura foram levados a esquecer gradualmente as identidades tribais que existiam na África em favor de um novo tipo de identidade, que os identificava todos com "negros" por oposição ao colonizador "branco".
Na história do Brasil, a construção social da cor sempre esteve simultaneamente atravessada por interesses de dominação e por lutas de resistência contra as desigualdades sociais. É esta complexidade, às vezes paradoxal, que abordamos nesta obra.
José D´Assunção Barros é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).