Editora Vozes
Product ID: 1151
Product SKU: 1151
A Genealogia da Moral - 4ª Edição

A Genealogia da Moral - 4ª Edição

Marca: Editora Vozes Referência: 1151

Carregando...

"Sempre compreendi que a moral tem por função tonar possível a vida comunitária. Todo rebando é moral, todo rebanho precisa de uma moral.  Mas aqui devemos examinar bem o que eu queria dizer, o que eu compreendia e que poucos compreenderam.

 

Essas regras societárias são prescrições necessárias, de utilidade social,e traze o cunho de sua época. Não são imutáveis nem eternas, nem sobrenaturais nem perfeitas, mas criadas pelos homens para regularem entre si as suas relações, impostas pelos chefes aos subordinados, pelos dominadores aos dominados.

 

Nem sempre há uma justificação para essa nova ordem, que se apresenta como uma "ordem moral", "um imperativo moral", emanada de um Deus que a justifica.

 

Essa moral heterônoma, imposta, escolhida pelos dominadores, impostas pelo passado e predominante no presente pela vontade dos que representam os interesses do passado, é homem enquanto não puder praticar este grande ato de liberdade,  que o tornará senhor sobre si, quanto respeitará a dignidade alheia por amor à sua propria dignidade, e assim o fará porque quer e não deve.

 

Aos que afirmam que o homem é incapaz de atingir esse reino de liberdade, replico-lhes que é a sua fraqueza que fala através de suas palavras." (Friedrich Nietzsche)

 

 

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844.Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, teve também forte influência da filosofia de Schopenhauer. Foi nomeado aos 25 anos professor de Filosofia na Universidade de Basileia, onde aprofundou-se no pensamento grego antigo.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Condição: Novo
  • Encadernação: Brochura

Confira também