Edições Loyola
Product ID: 29324
Product SKU: 29324
New In stock />
A Ideografia Dinâmica - Rumo a uma Imaginação Artificial?

A Ideografia Dinâmica - Rumo a uma Imaginação Artificial?

Marca: Edições Loyola Referência: 29298

Carregando...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Desde as suas origens, a escritura foi conhecida e utilizada sob a forma de signos estáticos, sobre um suporte físico. Hoje, graças às telas interativas, a informática abre possibilidades radicalmente novas à expressão visual do pensamento. A partir desta constatação e por meio de uma abordagem teórica original da linguagem e do pensamento, Pierre Lévy propõe aqui para a informática do futuro um programa de pesquisa completamente ao da inteligência artificial.

 

Apresentada pela primeira vez nesta obra, a ideografia dinâmica não é um código de programação, mas uma nova espécie de interface, uma linguagem de imagens animadas pela comunicação entre os homens. A ideografia dinâmica é a forma de escritura reivindicada pelos suportes técnicos contemporâneos. Ela funciona segundo o principio de uma representação figurativa e animada dos modelos mentais, especialmente pela reduplicação da linguagem fonética num plano visual, como faz o alfabeto.

 

Fazer da imagem animada uma tecnologia intelectual é contribuir para a inovação de uma cultura informático-midiática crítica e imaginativa, esboçar uma via que leve além da sociedade do espetáculo, voltada ao cintilar sem memoria da televisão e à gestão "racional" dos sistemas da informação.

 

Esta obra foi escrita para os que se interessam pelas novas ciências cognitivas e para os especialistas em informática apaixonados pelo futuro de sua disciplina.

 

Pierre Lévy é filósofo e especialista em novas tecnologias a comunicação.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também