Editora Vozes
Product ID: 1453
Product SKU: 1453
A Prática da Psicoterapia

A Prática da Psicoterapia

Marca: Editora Vozes Referência: 1453

Carregando...

“Embora eu tenha sido o primeiro a levantar a exigência de análise para o próprio analista, é a Freud que devemos principalmente a inestimável descoberta de que os analistas também têm complexos e, portanto, um ou mais pontos cegos, que atuam como outros tantos preconceitos.

 

O psicoterapeuta aprendeu isso com os casos em que não conseguia ,ais interpretar e conduzir o paciente do alto de sua suficiência ou do alto de sua cátedra, abstraído sua própria personalidade, mas percebia que sua maneira ou atitude particular estavam impedindo a cura do paciente.

 

Aquilo que não está claro para nós, porque não o queremos reconhecer em nós mesmo, leva-nos a impedir que se torne consciente no paciente, naturalmente em detrimento do mesmo.

 

A exigência de análise para o próprio analista tem em vista a ideado método dialético. Como se sabe, o terapeuta nele se relaciona com outro sistema psíquico, não só para perguntar, mas também para responder; não mais como superior, perito, juiz e concelheiro, mas como alguém que vivência junto, que no processo dialético se encontra em pé de igualdade com aquele que inda é Considerado o paciente.” (Trecho do livro)

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também