Editora Vozes
Product ID: 24648
Product SKU: 24648
A Transcendência do Ego

A Transcendência do Ego

Marca: Editora Vozes Referência: 24665

Carregando...

A Transcendência do Ego é considerada a primeira obra propriamente filosófica de Jean-Paul Sartre.

 

Foi escrita em 1934 e publicada em 1936, alguns anos antes, portanto, de seu magistral O Ser e o Nada, que o consagraria entre os grandes nomes da filosofia contemporânea e, particularmente, do Existencialismo. Aqui Sartre dá início ao seu projeto filosófico, combatendo as teses da presença formal e material do Eu na consciência, defendidas por Kant e Husserl, respectivamente.

 

"Meu Ego é, ele mesmo, um ser do mundo, tanto quando o Ego dos outros."  Assim, Sartre, Sartre fundava uma de suas crença mais antigas e mais obstinadas: existe uma autonomia da consciência  irrefletida; a relação com o que, segundo La Rochefoucald e a tradição psicológica francesa, perverteria nossos movimentos mais espontâneo, aparece somente em algumas circunstância particulares.

 

O que importava a Sartre, sobretudo, é que essa teoria, e apenas ela, dizia ele, permitia escapar do solipsismo, do psíquico, do Ego existente para outro e para mim da mesma maneira objetiva.

 

Abolindo o solipsismo, evitavam-se armadilhas do idealismo,e, em sua conclusão, Sartre insistia no alcance prático (moral e político).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também