Angústia e Conhecimento: Uma Reflexão a partir dos Pensamentos Religiosos

Marca: Editora Reflexão Referência: 1949

Carregando...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Angústia e conhecimento é uma reflexão a partir do pensador religioso, que aqui é representado pelo pensamento de Franz Rosenzweig, Sören A. Kierkegaard e do sábio Qohélet (Antigo Testamento), justamente por esses priorizarem, em sua atividade intelectual, a subjetividade e a concretude da existência, em um esforço de compreensão do humano que é único em seu sofrimento.

O livro parte da angústia como chave de pensamento sobre a condição humana, que nasce da percepção da própria aporia, descoberta a partir da indagação primeira sobre o sentido da vida.

Para os pensadores religiosos, Deus, por não ser passível de investigação, se conhece na relação com o indivíduo, isto é, a consciência da presença de Deus estabelece um diferencial importante ao ato de falar e pensar humano. Diferencial esse que faz com que o ser humano seja visto em sua condição de criatura, cuja existência é percebida como graça do Criador.

Como resultado, é possível observar que a angústia experimentada pelo pensador religioso é capaz de produzir um conhecimento crítico à condição humana e à própria religião. É na atividade intelectual do pensador religioso que podemos encontrar um saber precioso que amplia a perspectiva de compreensão da psicologia do indivíduo que se indaga sobre sua existência e seu sentido.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Peso: 

Confira também