Apócrifos Aberrantes, Complementares e Cristianismos Alternativos - Poder e Heresias!

Marca: Editora Vozes Referência: 1999

Carregando...

Depois de várias publicações sobre a literatura apócrifa, este novo de Frei Jacir é o resultado de uma longa pesquisa sobre os sete primeiros séculos do cristianismo interpretados a partir dos apócrifos.

 

Excelente introdução histórica e crítica aos oitenta apócrifos aqui  aberrantes, complementares e alternativos em relação ao cristianismo que se tornou hegemônico.

 

Este venceu os vários tipos de conseguiu eliminar todos eles. Muitos continuaram existindo e propondo, ainda hoje, novos cristianismos.

 

O cristianismo hegemônico assimilou formas até mesmo aberrantes de cristianismos apócrifos. Por sua vez, muitos movimentos apócrifos cuidaram de fundamentar, defender e complementar, com outras ideias e informações, as propostas conservadoras do cristianismo hegemônico.

 

A maioria dos apócrifos - contrariando o rótulo de falsos, que as histórias lhes atribuiu - é complementar.

 

Os cristianismos alternativos, verdadeiros ou não, resistiam ao longo dos séculos. Muitas de nossas práticas e profissões de fé cristãs católicas, ortodoxas, gregas ou evangélicas têm também seus fundamentos nas origens apócrifas do cristianismo.

 

Jacir de Freitas Faria é padre e frade franciscano. Fez seus estudos de mestrados em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e completou-os no México em Jerusalém, na École Biblique.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Peso: 

Confira também