Editora Vozes
Product ID: 27462
Product SKU: 27462
As Tradições Históricas de Israel

As Tradições Históricas de Israel

Marca: Editora Vozes Referência: 27501

Carregando...

Alguns livros da Bíblia sofreram várias redações. O livro de Isaías, por exemplo, tem pelos menos três "autores" diferentes, além de ter a religião israelita essencialmente encarnada na história. Por isso o conhecimento das tradições históricas de Israel é importante para se compreender melhor as Sagradas Escrituras.

Nesta obra o leitor irá encontrar duas histórias gerais, que são a história deuteronomista (Josué, Juízes, os dois livros de Samuel e os dois livros dos Reis) e a historia do cronista (os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias); duas histórias monográficas (1Macabeus e 2Macabeus); quatro histórias exemplares (Tobias, Judite, Ester e Rute). Desta maneira se abrange toda a parte dita "histórica" da Bíblia. No final do livro há uma tabela de cronologia, mapas e índices que são indispensáveis neste tipo de obra.

 

A história não é uma crônica ou narração neutra e asséptica dos fatos. Em si, nenhuma história é neutra. Aquela ideia do historicismo liberal de uma “história como de fato aconteceu” já foi superada. Esse ideal não só é irrealizável, mais é também contrário às leis do conhecimento humano.

 

Para serem inteligíveis e acessíveis e acessíveis, os fatos devem ser verbalizados, e todas verbalizações é uma interpretação. Este é o contexto gnosiológico deste livro. Por isso, o autor pode dizer que a história bíblica é uma história confessional, querigmática, interpelante, profética, escatológica e salvífica.

 

Este livro está redigido de forma ecumênica, e como tal deve ser lido. Serve como um manual para os estudantes de Teologia e História do Antigo Testamento, mas também como obra de valiosa importância para estudiosos e interessados nas Sagradas Escrituras, sacerdotes, pastores engajados no serviço da Palavra, catequistas e cristãos desejosos de compreender melhor o mundo bíblico.

 

Antonio González Lamadrid (1923-1999) era licenciado em Sagrada Escritura e doutor em Teologia Bíblica.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também