Editora Vozes
Product ID: 31463
Product SKU: 31463
Complexo, Arquétipo e Símbolo na Psicologia de C. G. Jung

Complexo, Arquétipo e Símbolo na Psicologia de C. G. Jung

Marca: Editora Vozes Referência: 31445

Carregando...

Em princípio, complexo e símbolo, segundo Jung, coincidem em muitos aspectos, pois ambos se enraízam num núcleo de significado arquetípico e no inconsciente coletivo.

Por isto, arquétipo, complexo e símbolo podem, com certa razão, ser usados como "conceitos" intercambiáveis em seu significado intrínseco, como fez Jung.

Mas, se quisermos fazer uma distinção mais sutil e mais diferenciada e estabelecer  limites mais precisos, devemos proceder a uma distinção entre complexos do inconsciente coletivo, que realmente precisam ser incluídos entre os arquétipos, ou, em certos casos, também entre os símbolos, e complexos do inconsciente pessoal, em que um conjunto maior ou menor de símbolos do inconsciente coletivo se esconde por trás da manifestação individual e pode, então, emergir do "invólucro individual" (extraído da obra).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Condição: Novo
  • Encadernação: Brochura

Confira também