Compreender Kierkegaard
Marca: Editora Vozes Referência: 4159
Este é um livro que fala sobre o paradoxo entre os princípios da fé, da consciência do pecado, instante e Deus no tempo.
Uma obra sobre a angústia e o desespero que moldaram a personalidade deste filósofo, considerado o precursor do existencialismo. Segue em grande parte a linha de pensamento de Nietzshe, mas sem desvincular-se da perspectiva cristã.
A agrégée de filosofia France Farago demonstra propriedade e energia adequadas para descrever o que se pensa sobre o sentir.
O paradoxo vem a ser a relação que une estes quatro princípios: fé, consciência do pecado, instante e deus no tempo.
No instante, ao fazer a experiência da eternidade no tempo, o homem se vê remetido á sua não verdade, que se chama pecado.
O conhecimento que ele acreditava possuir acerca de si mesmo desmorona e ele cai na perplexidade a seu próprio respeito.
O instante é, deste modo, aquilo que convida à decisão. O instante, síntese de temporal e de eterno, de que fala a obra contemporânea das Migalhhas – O conceito de angústia, é o fator que desencadeia a reprura qualitativa.
O instante reúne aquilo que a razão habitual, que utiliza o princípio de não contradição, não dialético, separa: tempo e eternidade.