Editora Vozes
Product ID: 4174
Product SKU: 4174
Compreender Wittgenstein

Compreender Wittgenstein

Marca: Editora Vozes Referência: 4174

Carregando...

Esta obra enfatiza especialmente o enraizamento da filosofia de Wittgenstein na vida prática que se impõe, entre outras coisas, por meio de um modo especial de trabalho filosófico. Em termos de conteúdo, o pensamento de Wittgenstein se distingue sobretudo por tratar seriamente os problemas das ciências exatas, sem perder a distância crítica diante deles. 

 

Desse modo, Wittgenstein avança nos fundamentos epistemológicos da ciência moderna; levanta, porém, simultaneamente também a questão das condições culturais de vida na civilização técnico-científica. 


Ludwig Wittgenstein está entre os pensadores mais importantes da história da filosofia ocidental. Seu nome deveria, sem dúvida, ser mencionado com pensadores como Aristóteles, Descartes, Kant e Heidegger, pois ele une notavelmente o rigor do pensamento científico com um interesse apaixonado pelas questões fundamentais do ser humano. 


Isso, por sua vez, pode explicar por que não apenas os escritos de Wittgenstein são amplamente apreciados, mas por que ele, como pessoa, chama grande atenção. Sua influência pública é tão intensa que, podemos dizer, poderia concorrer com a popularidade de um ícone-pop. 


A nenhum outro filósofo foram dedicadas tantas biografias, lembranças pessoais, assim como documentações fotográficas minuciosamente editadas, anotações de diários e trocas de correspondência. Quase não é possível ter uma visão do conjunto dos trabalhos científicos sobre sua filosofia. Esta obra enfatiza especialmente o enraizamento da filosofia de Wittgenstein na vida prática que se impõe, entre outras coisas, por meio de um modo especial de trabalho filosófico. 


Em termos de conteúdo, o pensamento de Wittgenstein se distingue sobre tudo por tratar sinceramente os problemas das ciências exatas, sem perder a distância crítica diante deles. Desse modo, Wittgenstein avança nos fundamentos epistemológicos da ciência moderna; levanta, porém, simultaneamente, também a questão das condições culturais de vida na civilização técnico-científica. 

 

Kai Buchholz, Ph.D. lecionou filosofia no Instituto Superior em Saarbrücken, Darmstadt, Nancy e Paris e trabalha como Ausstellungskurator e como freier Hörspielautor.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também