Editora Vozes
Product ID: 4953
Product SKU: 4953
Dicionário de Ciências da Linguagem

Dicionário de Ciências da Linguagem

Marca: Editora Vozes Referência: 4953

Carregando...

Esta obra é de grande valia para cientistas, professores, pesquisadores de mestrado ou doutorado, alunos dos cursos de comunicação, letras, lingüística, filosofia; enfim, para todos aqueles que procuram ampliar seu universo de conhecimento científico em relação à linguagem. 

 

Franck Neveu não se limita a expor a origem de cada termo, ou a dar sua particular interpretação a respeito dele. Cita, também, diversos autores, de diferentes tendências, que o utilizam ou que sobre ele se manifestaram, o que confere à sua obra uma extraordinária amplitude.

 

O autor reúne, neste dicionário, cerca de mil verbetes, analisando cada um do ponto de vista de sua utilização nos diversos domínios das ciências da linguagem onde é aplicado.

 

Assim, análise do discurso, epistemologia, filologia, fonética e fonologia, inteligência artificial e informática, lexicologia, lingüística geral, lingüística descritiva, geolingüística, psicolingüística e sociolingüística, morfologia, morfossintaxe, semântica e diversos outros campos do conhecimento científico da linguagem estão aqui representados. 

 

Os termos são apresentados em ordem alfabética, o que facilita, também, amplas e específicas referências bibliográficas, o que permite desenvolver consideravelmente a extensão de seu entendimento, caso seja de interesse do pesquisador aumentar o âmbito do conhecimento a ele relativo. E ainda refere todos os demais verbetes cuja leitura pode complementar ou facilitar sua compreensão. 

 

No atual momento, em nosso país, este dicionário muito vem colaborar para definir e atestar terminologias e acepções de multiplos verbetes criados pelas mais recentes escolas lingüísticas, de linguagem e de comunicação, e cuja aplicação, muitas vezes, restava duvidosa.


Franck Neveu é professor da Université en Sciences du Langage. Ensina na Université de Caen, onde exerce as funções de diretor-adjunto da Maison de la Recherche en Sciences Humaines. Especialista em sintaxe e em semântica do francês, desenvolve pesquisa sobre a descontinualidade sintática e sobre a terminologia lingüística no laboratório Crisco (CNRS, FRE 2805), do qual é diretor-adjunto. Preside a Association des Sciences du Langage (ASL). Coodernou os trabalhos de diversas publicações consagradas ao détachement. É o renomado autor de Études sur I apposition (Champion, 1998), e do Lexique des notions linguistiques (Nathan-Université, 2000).
 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também