Editora Vozes
Product ID: 24698
Product SKU: 24698
Escritos Políticos de Santo Tomás de Aquino

Escritos Políticos de Santo Tomás de Aquino

Marca: Editora Vozes Referência: 24715

Carregando...

Santo Tomás considera que todo conhecimento começa com a experiência sensível, sobre a qual podem ser desdobrados vários graus de abstração.

 

Também o conhecimento que se tenha de Deus segue vias que partem da experiência: Deus é conhecido a partir de seus efeitos. Tanto sobre estas questões como sobre outros temas, não encontramos tratados específicos. Termos de pesquisar entre seus escritos onde se tratam os temas, o que geralmente ocorre em mais de um escrito.

 

A presente obra trata, na primeira parte, sobre questões sobre a lei que é tirada da Suma teológica e a segunda parte é um escrito autônomo e específico sobe o tema.

 

 

"Tudo o que se sujeita ao governo divino sujeita-se à lei eterna; o que, ao contrário, não se sujeita ao governo eterno, não se sujeita também à lei  eterna. A distinção desde dois casos pode captar-se a partir daquilo que nos cerca. 

 

Com efeito, sujeitam-se ao governo humano as ações que podem ser praticadas pelos homens; já o pertence à natureza do homem não se sujeita as governo humano, como, por exemplo, ter o homem alma, mãos pés. 

 

Da mesma forma, sujeita-se à lei eterna tudo o que está as coisas criadas por Deus."

 

Tomás de Aquino é o mais conhecido teólogo da Igreja Católica. Sua característica é ter assimilado o pensamento de Aristóteles e aplicá-lo ao pensamento teológico. Mais foi também fortemente influenciado pelos Padres da Igreja, pelo Pseudo-Dioníssio, por Boécio e pelos comentadores árabes e judeus.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Condição: Novo
  • Encadernação: Brochura

Confira também