Ética Protestante e Relações de Trabalho: Fundamentos para a Gestão de Pessoas

Marca: Editora Reflexão Referência: 27126

Carregando...

A Discussão sobre ética empresarial tem se desenvolvido no sentido de promover uma melhor gestão visando o impacto dos resultados para seus clientes, neste sentido, a presente obra oferece uma perspectiva diferenciada, levando em conta contribuições dos campos da teologia, história, filosofia e sociologia, combinando-as com discussões muito atuais no campo da gestão.

Paulo Costa Xavier busca justamente adentrar as raízes da falta de ética no funcionamento de corporações e sugerir possíveis caminhos a serem trilhados, apresenta um panorama da atual crise dos modelos de gestão, em seguida, um percurso histórico das transformações em relações de trabalho desde a Idade Média até a contemporaneidade.

O autor foca as transformações decorrentes da Reforma Protestante sob o prisma do desenvolvimento e da consolidação da ética calvinista do trabalho, partindo de uma leitura renovada dos textos bíblicos, inclusive. Assim, desvela que essa nova ética é, na realidade, resultado de um processo de secularização da ética calvinista, apagando alguns de seus elementos essenciais e transformando-a em uma espécie de caricatura do que ela era em princípio e razão de ser.

Conclui o livro com uma tentativa de propor aplicações concretas voltadas para questões como gestão de pessoas, distribuição de riquezas e ética nos negócios, de uma maneira singular.

Diante do cenário atual, em que o mundo coorporativo se depara com desafios éticos cada vez mais complexos, e em que se intensifica a busca por respostas aos mais diversos dilemas, repensar a contribuição da ética calvinista para a construção de uma sociedade mais justa e eficaz é uma iniciativa importante e muito oportuna.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Condição: Novo
  • Encadernação: Brochura
  • Data de Publicação: 2014

Confira também