Editora Vozes
Product ID: 6402
Product SKU: 6402
Hermenêutica em Retrospectiva - Volume 4

Hermenêutica em Retrospectiva - Volume 4

Marca: Editora Vozes Referência: 6402

Carregando...

Hans-Georg Gadamer é um dos maiores nomes da filosofia hermenêutica. Suas obras travam um constante diálogo com Platão, Aristóteles, Hegel, Heidegger, entre outros pensadores contemporâneos. 

 

A hermenêutica (ciência da interpretação) tornou-se, no século 20, uma importante corrente da filosofia e das ciências humanas e isto se deveu, em grande parte, aluno de Martin Heidegger e de Nicolai Hartmann, o filósofo alemão Hans-Georg Gadamer. 


A hermenêutica de Gadamer, bem como a alma de sua interpretação de textos, filósofos ou poéticos, atuais e da tradição, é entendida como como um constante entrar-em-diálogo com o texto. 

 

Mas hermenêutica não trata apenas da interpretação de textos, nem é algo que acontece somente quando se faz ciência. Para Gadamer, a hermenêutica, o Compreender, é um fenômeno universal porque é fundamento não apenas dos textos da tradição e dos produtos do espírito, mas de todo e qualquer saber humano, pois todo saber tem por base uma pré-compreensão que o antecede. 

 

Tal pensamento deriva essencialmente de Heidegger que, em Ser e tempo, entende Dasein formalmente como compreender. Este é algo que se dá sempre que o ser humano estás às voltas com alguma coisa de seu meio, com outras pessoas e consigo mesmo.


O compreender, como este se forma e sua interpretação caracterizam profundamente tanto a vida de cada ser humano como sua convivência com outros. Hermenêutica em retrospectiva é uma obra imprescindível para todos quantos estão inseridos nas reflexão das grandes questões filosóficas da atualidade. 

 

Hans-Georg Gadamer nasceu em 1900, estudou filosofia em Breslau e Marburgo, de 1918-1922. Doutorou-se junto a Paul Natorp e pós-doutorou-se junto a Martin Heidegger em 1928.  Desde então foi professor-adjunto de filosofia e depois titular em Marburgo e em Leipzig, onde em 1945 foi decano da faculdade de filosofia, e, em 1946, da universidade. Foi também professor-titular em Frankfurt a.M. e em Heidelberg. 
 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Condição: Novo
  • Encadernação: Brochura

Confira também