Editora Vozes
Product ID: 6457
Product SKU: 6457
História da Educação no Brasil

História da Educação no Brasil

Marca: Editora Vozes Referência: 6457

Carregando...

A educação para o desenvolvimento, numa realidade complexa, como é a brasileira, teoricamente não é um conceito fácil de se construir, já que se trata de pensar a educação num contexto profundamente marcado por desníveis.   


E pensar a educação num contexto é pensar esse contexto mesmo: a ação educativa processa-se de acordo com a compreensão que se tem da realidade social em que se está imerso.   


O interesse ora manifesto pela pesquisa, no campo da História da Educação no Brasil, deve-se, em parte, à implantação dos Cursos de Pós-Graduação em Educação, que estão a exigir a colaboração de especialistas em História e Política da Educação e, em parte, principalmente, aos novos rumos da historiografia brasileira, para a qual vêm contribuindo decisivamente as modernas teorias desenvolvidas pelas Ciências Sociais na busca de novas interpretações para o subdesenvolvimento latino-americano.   


O presente livro, resultado de pesquisa no campo da História da Educação no Brasil, objetiva não apenas um levantamento fatual dos principais aspectos da Educação brasileira, em um período de maiores definições (o após 1930), mas também, e principalmente, procura mostrar que a evolução do ensino brasileiro - tanto em relação à sua expansão, quanto em relação ao seu modelo formal - respondeu sempre a injunções de ordem econômica, social e política.  

 

O modelo de análise, utilizado em princípio, com a cautela de quem teme reduzir a História a fórmulas rígidas e mecânicas de interpretação, buscou apoiar-se, sobretudo quanto à política educacional dos últimos anos, na teoria da dependência.   E aqui o objetivo específico foi o de aumentar a faixa de compreensão do sentido que toma a atual modernização do sistema de ensino no Brasil.   

 

Otaíza de Oliveira Romanelli paranaense de origem, licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, em 1965. Exerceu o magistério durante longos anos. Ao falecer era professora de História da Educação no Curso de Pós-Graduação na Faculdade de Educação da UFMG. Possuía o doutorado de 3º ciclo em Educação pela Sorbone (Paris)   

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também