História da Fala Pública
Marca: Editora Vozes Referência: 27505
A fala pública consiste numa atividade urdida por múltiplas relações de força entre os membros e os grupos e uma sociedade. Concebida como objeto de reflexão e análise história, a ação de falar em público torna-se um índice privilegiado para a compreensão das relações sociais, das mentalidades coletivas e das sensibilidades culturais.
Este original e extraordinário empreendimento conta com contribuições de eminentes especialistas nacionais estrangeiros e abrange suas funções clássicas, dede a Grécia antiga, passando pela Europa medieval e renascentista, até a Idade Clássica europeia e o período colonial brasileiro; suas revoluções modernas, desde a Revolução Francesa, passando pelo império do Brasil, até a queda e a renovação da retórica e da eloquência nos contextos nacional internacional durante o século XIX; e suas mutuações contemporâneas, desde a emergência das massas no início do seculo XX, passando pelos períodos totalitários e pós-totalitários desse século, até a era das oratórias pops e midiáticas do século XXI.
Por essas e outras razões, eis aqui uma incontornável arqueologia dos poderes do discurso, cuja leitura é fundamental para a compreensão desse fato social e dessa prática histórica ao mesmo tempo trivial e excepcional, que é o exercício da fala pública.
Jean-Jaques Coutine é professor de European Studies da University of California e da Université de la Sorbonne Nouvelle.
Carlos Piovezani é professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos.