Editora Vozes
Product ID: 6469
Product SKU: 6469
História da Filosofia de Tomás de Aquino a Kant

História da Filosofia de Tomás de Aquino a Kant

Marca: Editora Vozes Referência: 6469

Carregando...

Heidegger se afasta da datação usual dos períodos da história da filosofia, segundo a qual a filosofia moderna começaria com Descartes. Heidegger começa com Tomás de Aquino. 

 

Assim, a filosofia moderna passa pelo catolicismo do espírito pensante próprio da Escolástica e remonta até a filosofia da Antiguidade, onde encontra suas raízes. 


Tomás possui um entendimento seguro da filosofia antiga e, sobretudo da proto filosofia de Aristóteles. Os fundamentos reportam-se aos enunciados de princípio mais universais sobre ser, essência, possibilidade, realidade, verdade. Primeira Filosofia. 

 

(Trecho do livro)

 

"Quem olha para o mundo de ,odo inteligente, também o mundo olha para ele de modo inteligente, quem olha para a história da filosofia de maneira filosófica  é visto por estar também de maneira filosófica, ou melhor: é visto por ela filosofando.

 

Todavia, como se poderá ver a história da filosofia de outro modo que não filosoficamente? ela não é simplesmente uma biografia dos filósofos nem história do espírito da época. Devemos nos ater às obras e escritos, narrar seu conteúdo, descrevendo su sequência, da destaque a suas opiniões e princípios primordiais, distinguindo-os convenientemente dos pensadores precedentes e posteriores aos mesmos.

 

Pode-se muito bem proceder desse modo e, todavia, algo assim pode continuar sendo uma coleção de anedotas, mesmo que se exponham amplos dados sobre os conteúdos e os escritos dos pensadores. 

 

O que garreante que o conteúdo dos escritos realmente é absorvido a se transforme em vida? Nada além do perguntar verdadeiro e real; e essas questões não podem ser questões quaisquer, mas devem brotar da compreensão central do problema da investigação filosófica.

 

Devem se manter na mesma direção de empuxo como se deu no movimento originário da problemática filosófica. No fundo, tudo isso seria evidente e óbvio, supondo-se porém que a obviedade não fosse a grande adversária da filosofia."

 


Martin Heidegger nasceu a 26 de setembro de 1889 em Messkirch, na Schwazwald (Floresta Negra), então parte da Alemanha Ocidental. Após terminar os estudos básicos, Heidegger entrou para a Ordem dos Jesuítas. Como noviço, estudou a escolástica e a teologia tomista na Universidade de Freiburg. Suas concepções filosóficas sofreram influências de Sócrates, da filosofia de Platão e de Aristóteles, dos gnósticos e de diversos filósofos do século 19 e início do século 20, principalmente de Soren Kierkegaard, Friedrich Nieztsche e Wilhelm Dilthey, bem como do seu mestre e fundador da fenomenologia, Edmond Hussert. Faleceu em 1976.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também