História da Virilidade - A Invenção da Virilidade Da Antiguidade às Luzes - Vol. 1

Marca: Editora Vozes Referência: 24840

Carregando...

Virilidade seri virtude. Ela visar o “perfeito”, fundando com base em um ideal de dominação masculina uma das características das sociedades ocidentais. Uma potência foi inventada, d força física à coragem moral, impondo seus códigos, seus rituais, sua formação.

 

Esta, no entanto, é uma tradição mais completa que não poderia enquadrar a virilidade em uma história imóvel. As qualidades se recompõem com o tempo.

 

A sociedade mercantil não poderia possuir o mesmo ideal viril presente no seio da sociedade militar. Não seria possível ao cortesão ter o mesmo ideal viril do cavaleiro. A corte e cidade inventam volume procura retraçar, da Antiguidade ás Luzes, introduzindo história naquilo que parece não possuí-la.

 

Sendo também uma tradição severa, a perfeição encontra-se sempre ameaçada de alguma insuficiência; a força não pode ignorar a fragilidade.

 

Continua existindo uma ruptura marcante com as Luzes: a que visa a dominação em si. Uma virilidade nova afirma-se ali. A antiga ascendência é condenada, os pais podem ser vistos como “tiranos”, ao mesmo tempo em que nada conteste, por enquanto, a dominação sobre o feminino.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também