Ideias & Letras
Product ID: 32459
Product SKU: 32459
Imperialismo, Estado e Relações Internacionais

Imperialismo, Estado e Relações Internacionais

Marca: Ideias & Letras Referência: 32426

Carregando...

Para além de um conceito acadêmico, o imperialismo transformou-se em uma palavra de ordem e uma bandeira de luta.

Em função disso, sofreu ataques e defesas que o empurraram para estigmatizações e imprecisões.

Em meio a crises e guerras que ditam a tônica das relações internacionais, a tarefa da superação do capitalismo demanda uma profunda compreensão teórica que passa necessariamente por uma discussão do papel do Estado e do sistema mundial na estruturação do modo de produção.

O capitalismo constitui-se em sua forma mais desenvolvida no sistema internacional. É a base e a atmosfera de vida do modo de produção capitalista. Logo, estudar o Estado e o capitalismo sem adentrar nas questões internacionais, é como tocar o violino com apenas um das mãos.

O Estado capitalista não surge isoladamente, mas em coletivo, enquanto um sistema de Estados, sendo essa multiplicidade um traço estrutural do capitalismo. 

O espaço geográfico do capital não é o das fronteiras estatais, senão o internacional. Portanto, o imperialismo somente pode ser debatido por um viés atento à estrutura e à dinâmica do capitalismo global e do sistema de Estados.

É com fulcro nessa concepção materialista que se pode derivar as categorias que são próprias e inerentes ao âmbito internacional, como seus dois elementos estruturais: a acumulação capitalista.

Perpassada pela contradição imanente entre internacionalização e nacionalização, portadora de crise; e a forma política específica do capitalismo, a organização política em uma coletividade de Estados, individualizados e particularizados, que se põem em relação de concorrência permanente.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura
  • Condição: Novo
  • Data de Publicação: 2018

Confira também