Editora Vozes
Product ID: 6718
Product SKU: 6718
Introdução a História da Antiguidade

Introdução a História da Antiguidade

Marca: Editora Vozes Referência: 6718

Carregando...

Recenseando os métodos e os temas de estudo, apresentando sínteses sobre os principais aspectos do mundo antigo, esta obra coloca em evidência o paradoxo próprio longínquo, o estudioso do mundo antigo sofre a tentação de assimilar a Antiguidade ao nosso conjunto cultural, correndo-o risco de deformá-la.

 

Lugar de emergência da escrita e das leis, da democracia, das ciências e da beleza clássica, a Antiguidade é efetivamente uma fonte de referência e de legitimidade. Sendo assim, como tornar visível a especificidade das sociedades antigas? 

 

O autor começa por descrever a diversidade e estranheza de um mundo diante do qual o historiador muitas vezes está desprovido: documentação precária, com certeza, mas sobretudo a não coincidência dos conceitos históricos tradicionais com os metodológicos. 

 

Em sua apresentação das sociedades da Antiguidade, ele busca valorizar o estudo paralelo dos mundos grego e romano. Depois apresenta os fundamentos documentais da história antiga, descrevendo-o funcionamento interno de cada tipo de interpretação necessário para tornar inteligíveis as realdades passadas. 

 

Enfim, ele traça as grandes etapas da história da Antiguidade, desde a Mesopotâmia do terceiro milênio até a baixa Antiguidade, e oferece ao leitor um quadro cronológico e desenvolvimentos sobre um certo número de temas, a partir das pesquisas mais recentes.

 

Esta obra se propõe, então, facilitar este primeiro contato, apresentando sucessivamente:

 

A originalidade da história da Antiguidade,
Os fundamentos documentais da história antiga,
As grandes etapas da Antiguidade: a proto-história e a época arcaica; o mundo grego clássico e helenístico; o mundo romano, a Gália.

 

Este livro terá cumprido sua missão se o leitor, a chegar ao fim de sua leitura, sentir o desejo de ir mais longe, de cavar mais no passado greco-latino, de prosseguir na sua pesquisa com uma documentação mais completa.

 

Pierre Cabanes é professor Emérico de História da Antiguidade na Universidade de Paris X-Nanterre. É fundador da Missão Arqueológica e Epigráfica Francesa na Albânia.
 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também