Leitura e Produção Textual - 4ª Edição
Marca: Editora Vozes Referência: 6983
Escrever já não é mais - como parece ter sido para aqueles nossos antepassados - uma questão de gosto, de afinidade, de escolha, de prazer; escrever, para nós, tornou-se simplesmente uma questão de necessidade.
Sendo assim, tratemos de aprender a escrever; tratemos de ensinar a escrever; tratemos de aprender a ensinar a escrever.
Aprender a escrever envolve, como o aprendizado de qualquer habilidade, a prática, a reflexão sobre a prática e a prática do aperfeiçoamento do que se pratica;po isso, é preciso escrever para aprender a refletir sobre o que se escreveu.
Ensinar a escrever também envolve o exercício e o consequente domínio da prática,além do exercício da orientação da prática do aluno. Aprender a ensinar a escrever envolve a experimentação de caminhos pelos quais conduzir o aprendizado.
Este é a consistente proposta que Leitura e produção textual: Gêneros textuais do argumentar e expor tem a oferecer a alunos e professores empenhados em ensinar a aprender e a ensinar a escrever.
Vanilda Solton Köche tem graduação em Língua e Literatura de Linguagem Portuguesa e Francesa pela Universidade de Caxias do sul e especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela mesma instituição.
Odete Maria Benetti Boff é licenciada em Letras e especialista em Metodologia do Ensino e Pesquisa pela Universidade de Caxias do Sul.
Adiane Fogali Marinello é licenciada em Letras e mestre em Letras e cultura regional pela Universidade de Caxias do Sul.