Editora Vozes
Product ID: 7035
Product SKU: 7035
Liderança em Gestão Escolar - Volume IV

Liderança em Gestão Escolar - Volume IV

Marca: Editora Vozes Referência: 7035

Carregando...

A Série Cadernos de Gestão se propõe a contribuir para que gestores educacionais, atuantes no âmbito de sistemas de ensino, e profissionais responsáveis pela gestão escolar - diretores escolares, supervisores e orientadores educacionais, secretários escolares e, por que não dizer, professores - possam refletir sobre aspectos básicos referentes à sua prática de trabalho, integrando temas básicos da gestão educacional com o avanço e a profissionalização dessa prática profissional que, muitas vezes, tem sido tratada a partir de um viés unilateral da sua expressão política, em esquecimento de suas múltiplas e importantes dimensões.   


Este é o quarto volume da série e aborda diretamente a questão da liderança na escola, que corresponde a um conjunto de ações, atitudes e comportamentos assumidos pelo gestor, individualmente ou em conjunto, para influenciar desempenhos, visando a realização de objetivos educacionais, de maneira que as pessoas atuem, de modo voluntário e motivado, a partir do reconhecimento de que fazem parte de uma equipe e que compartilham responsabilidades sociais às quais devem atender.   


Todo trabalho em educação, dada a sua natureza formada, implica ação de liderança, que se constitui na capacidade de influenciar positivamente pessoa, para que, em conjunto, aprendam, construam conhecimento, desenvolvam competências, realizem projetos, promovam melhoria em alguma condição.   

O diretor de escola, o diretor assistente ou adjunto, o supervisor pedagógico e o orientador educacional, assim como os demais membros da equipe de gestão escolar e seus professores, desempenham um papel no desenvolvimento da liderança na escola.   


Para o exercício dessa liderança, no entanto, boa vontade ou boa intenção são suficientes. É preciso, de fato, influenciar pessoas, mobilizá-las e orientá-las adequadamente na dinâmica de processos sociopedagógicos da escola e sua gestão; ou seja, são necessárias competências específicas.   

 

Neste volume da Série Cadernos de Gestão, Heloísa Lück mostra aos gestores escolares como orientar a atenção ao exercício da liderança efetiva em sua atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar, para que promovam a criação de uma cultura orientada para o compartilhamento de uma liderança marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, em espírito de equipe e proatividade.   


Heloísa Lück é doutora em Educação  pela Columbia University, em Nova York, com pós-doutorado em Psquisa e Ensino Superior pela George Washington University, em Washington D.C. É diretora educacional do CEDHAP - Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado, atuando como conferencista e docente em cursos de capacitação de profissionais da educação para sistemas estaduais e municipais de ensino.   Publicou pela Vozes: Ação integrada: administração, supervisão e orientação ducacional; Planejamento em orientação educacional; Pedagogia interdisciplinar; Metodologia de projetos: ferramenta de planejamento e gestão; A escola participativa: o gestor escolar (em coautoria); Gestão educacional: uma questão paradigmática; Concepções e processos democráticos de gestão educacional; A gestão participativa na escola.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também