Editora Vozes
Product ID: 32110
Product SKU: 32110
Livrar-se de Deus?

Livrar-se de Deus?

Marca: Editora Vozes Referência: 32084

Carregando...

Um dos iluministas, um homem muito erudito, que tinha ouvido falar do rabino de Berdychiv, foi procurá-lo para também com ele, como era seu hábito, disputar e refutar os seus argumentos antiquados em prol da verdade da sua fé.

Quando entrou no estúdio do zaddik, viu-o com um livro na mão em reflexão fervorosa, caminhando de um lado para o outro. O rabino não se deu conta do recém-chegado.

Por fim, ficou de pé, olhou-o de relance e disse: "Mas talvez seja verdade'. O erudito reuniu em vão toda a sua certeza e segurança, mas tremiam-lhe os joelhos, tão assustador era presenciar o zaddik e ouvir a sua lisa e singela sentença.

Mas o rabino Levi Jizchak virou-se, então, para ele e disse-lhe com toda a serenidade: 'Meu filho, os grandes da Torá, com os quais discutiste, gastaram contigo as suas palavras e, quando os deixaste, riste-te a seu respeito. 

Eles não conseguiram, para ti, pôr em cima da mesa Deus e o seu reino, e também eu não posso. Mas, meu filho, pensa bem, talvez seja verdade'.

O iluminista reuniu todas as suas forças para replicar; mas aquele temível 'talvez', ressoando incessantemente nos seus ouvidos, quebrou a sua resistência.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também