Ideias & Letras
Product ID: 32457
Product SKU: 32457
O Adorno e o Direito

O Adorno e o Direito

Marca: Ideias & Letras Referência: 32424

Carregando...

O presente livro expõe conclusões importantes a partir da filosofia de Theodor Adorno (1903-1969) sobre o papel do direito, nas palavras do filósofo, "com a consciência de que não está tratando de uma questão jurídica, mas sim de uma questão social e política".

A filosofia de Adorno surge como uma possibilidade para renovar as ferramentas da crítica. O livro aponta um ponto de divisão na obra de Adorno, embora não unânime, muito significativo: um momento anterior à Primeira Guerra Mundial.

Com uma crítica ligada à teoria da luta de classes marxiana, muito afetada por Lukács; e outro após, com o desencantamento com as forças opositoras ao capitalismo, agora afetadas objetiva e subjetivamente, não permitindo ao filósofo esperançar a emancipação no Estado de exceção.

Propõe-se, como diz o subtítulo da obra, promover o desenvolvimento de um pensamento crítico engajado diretamente com a causa principal das crises: não mais ou menos intervenção do Estado, mas sim a própria base das relações sociais capitalistas ligadas intrinsecamente àquele.

Essa crítica à sociabilidade terá um caminho aberto pela autorreflexão crítica que tanto foi cara a Theodor Adorno.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura
  • Condição: Novo
  • Data de Publicação: 2018

Confira também