Editora Vozes
Product ID: 32100
Product SKU: 32100
O Conceito de Angústia

O Conceito de Angústia

Marca: Editora Vozes Referência: 32074

Carregando...

Na inocência, o ser humano não está determinado como espírito, mas determinado psiquicamente em unidade imediata com sua naturalidade.

O espírito está sonhando no homem. Neste estado há paz e repouso, mas ao mesmo tempo há algo de diferente que não é discórdia e luta, pois não há nada contra o que lutar. Mas o que há, então?

Nada. Mas nada, que efeito tem? Faz nascer angústia. - O conceito de angústia não é tratado quase nunca na psicologia, e tenho de chamar a atenção sobre sua total diferença em relação ao medo e outros conceitos semelhantes que se referem a algo determinado, enquanto que a angústia é a realidade da liberdade como possibilidade antes da possibilidade. - A angústia é uma antipatia simpática e uma simpatia antipática. A linguagem usual confirma inteiramente: a doce angústia, a doce ansiedade. - A angústia que está posta na inocência, primeiro não é uma culpa e, segundo, não é um fardo pesado, um sofrimento que não se possa harmonizar com a felicidade da inocência.

Observando-se as crianças, encontra-se nelas a angústia de um modo mais determinado como uma busca do aventuroso, do monstruoso, do enigmático.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também