Editora Vozes
Product ID: 32104
Product SKU: 32104
O Imperativo Herético

O Imperativo Herético

Marca: Editora Vozes Referência: 32078

Carregando...

A modernidade como expansão quase ilimitada do domínio da vida humana aberto às escolhas: eis o tema central desde livro; ou, antes, seu tema central é a elaboração das implicações dessa situação para a religião.

Esse tema, escusado dizer, não pode ser sustentado mediante metáforas, por mais pertinentes que elas sejam.

Ele deve ser elaborado sistematicamente, e no curso dessa elaboração uma certa qualidade meticulosa será, por vezes, inevitável.

O presente Livro retoma deliberadamente o argumento no ponto em que fora deixado naquele - ou seja, na alegação de que o pensamento teológico devia seguir uma abordagem indutiva.

Com este último termo, referia-me a uma abordagem que partise da experiência humana ordinária, explorasse os "sinais de transcendência" ali encontrados e prosseguisse daí para afirmações religiosas sobre a natureza do real. Não mudo de ideia quanto a isso.

Ademais, o presente livro é similar a Um rumor de anjos por partir de análises de situação contemporânea mediante o uso de ferramentas intelectuais da sociologia do conhecimento.

E então, deliberadamente, cruzar a fronteira entre a ciência social "neutra" e as altamente valorativas proposições teológicas.

Mas este livro difere daquele, tanto no propósito quanto no escopo.

O propósito do anterior era criticar a maneira pela qual o pensamento secular moderno tratou de invalidar a realidade de uma visão de mundo religiosa.

Empregou-se ali a sociologia do conhecimento de modo a "relativizar os relativizadores".

Ao fazê-lo, no entanto, o foco restringiu-se áquela experiência humana ordinária igualmente disponível ao ateísta ou ao santo da aldeia.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também