Editora Mundo Cristão
Product ID: 8748
O Que Estão Fazendo Com a Igreja

O Que Estão Fazendo Com a Igreja

Marca: Editora Mundo Cristão Referência: 8748

Carregando...

Um manifesto reformado. Desde 2005, três amigos se revezam nos comentários sobre os mais diversos assuntos que se referem à vida da igreja e à sociedade. Em comum, a pena afiada, a identidade reformada e o zelo pela fé cristã.

 

O palco escolhido por Augustus Nicodemus, Mauro Meister e Solano Portela é o blog O tempora, O mores (Que tempos os nossos! E que costumes), referência à célebre frase de Cícero (106-43 a.C). Dentre as centenas de textos postados por eles, Augustus Nicodemus selecionou alguns dos seus para se projetarem além da blogosfera, e assim oferecer suas percepções sobre a igreja evangélica e sobre o que entende ser a ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro.

 

Liberais, neo-ortodoxos, libertinos e neopentecostais, não escapam da escrita certeira de Augustus, cujo objetivo com a publicação de O Que Estão Fazendo Com a Igreja vai muito além da simples (e saudável) polêmica.

 

Seu desejo é fortalecer os que insistem em seguir a fé bíblica conforme entendida pelo cristianismo histórico. Sem esquecer as mazelas de conservadores, fundamentalistas e neopolitanos, Augustus traça um panorama do complexo cenário evangélico com a firmeza que lhe é peculiar. Não é preciso grande dose de perspicácia para constatar que, nas últimas décadas, muitos evangélicos se distanciariam dos postulados da Reforma Protestante.

 

Não há preocupação em interpretar corretamente o texto bíblico, o os parâmetros da hermenêutica e com a ética cristã. Os escândalos se multiplicam e a credibilidade da Igreja Brasileira esmorece cada vez mais. Há pouco interesse pela educação teológica. Assim, a Igreja Evangélica no Brasil não consegue mais ser sal da terra nem luz do mundo.

 

É muito mais influenciada do que influência. Os prejuízos têm sido enormes para a evangelização e para o crescimento espiritual dos fiéis.

 

 

Ao reduzir o espaço da teologia em seu modus operandi e sem os parâmetros da hermenêutica e da exegese bíblica, vários segmentos evangélicos no Brasil concedem a seus líderes a livre interpretação do texto bíblico, a multiplicação de novidades doutrinárias, uma criatividade questionável nos levantamentos de recursos financeiros e o emprego de manipulações na busca por mais adeptos.

 

Já há vários anos essa crise doutrinária e ética se alastra em grande parte do campo evangélico brasileiro. Nele encontra-se uma igreja capaz de mobilizar as massas, mas não a mente. De fato, o evangelho que se prega hoje em várias vertentes evangélicas brasileiras está muito distante daquele registrado nas páginas do Novo Testamento.

 

Com linguagem clara e muitas vezes contundentes, o dr. Augustus Nicodemus trata de assuntos como a neo-ortodoxia, o pluralismo religioso, a proposta de uma espiritualidade com base na mística medieval, questões quanto à autoridade e inerrância da Bíblia Sagrada e o constante conflito entre o liberalismo teológico e a ortodoxia cristã.

 

Temas, enfim, que causam inquietações e geram controvérsias nos arraiais evangélicos. O Que Estão Fazendo Com a Igreja é, portanto, um alerta sobre a crise teológica e ética que assola a crise brasileira.

 

Augustus Nicodemus é paraibano e pastor presbiteriano. É bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife), mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada Potchefstroom (África do Sul) e doutor em Interpretação Bíblica pelo Westminster Theological Seminary (EUA), com estudos no Seminário Reformado de Kampen (Holanda). Atualmente é chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro. É autor de diversos livros. Casado com Minka Schalkwijk, tem quatro filhos: Hendrika, Samuel, David e Anna.

promo_face_a_n_lopes_24-02-17

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Condição: Novo
  • Encadernação: Brochura

Peso: 

Confira também