Editora Vozes
Product ID: 25003
Product SKU: 25003
O Tempo Dos Historiadores

O Tempo Dos Historiadores

Marca: Editora Vozes Referência: 25013

Carregando...

A história, qui compreendida como o campo de saber que se dedica ao estudo dos processos históricos e da sociedade humana que viverem esses mesmos processos, é visceralmente lidada ao tempo. O tempo é, de fato, a instância mais irredutível da história. Ser impossível pensar a História a partir de um tempo único?

 

Ou será melhor representá-la como uma complexa “arquitetura de duração” - o tempo da economia, o tempo da política, o tempo das mentalidades? Como são redefinidas pelas diversas sociedades, nas várias épocas, as suas relações com o tempo: passado, presente e futuro?

 

O escrever a História e presentá-la sob a forma de um texto que é ofertado ao seu leitor, que artifício descrita estão disponíveis aos historiadores? Poderão este aprender algo, no que se refere aos modos de representar o tempo, com os literatos e cineastas?

 

E quando ao próprio leitor de livros de História, como ele percebe o tempo? Este livro busca tecer umas reflexões importante em torno como essas, e encetar também um diálogo com a filosofia, que desde há muito tem feito o tempo as suas próprias perguntas.

 

Será esta uma dimensão interna ao homem, que existe por causa dele, ou terá o tempo uma existência objetiva? Há uma diferença entre viver o tempo individualmente e vivê-lo de forma coletiva? O presente livro convida a um entremeado de questões que, não apena importantes para entender o que é a História, são igualmente fundamentais para compreender a própria vida.

 

 

José D´Assunção Barros é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também