Vozes
Product ID: 24830
Product SKU: 24830
Para onde vai o Mundo?

Para onde vai o Mundo?

Marca: Vozes Referência: 9287

Carregando...

Trecho do livro

 

A prospectiva dos anos de 1960 afirmava que o passado era arquiconhecido o, que o presente era evidentemente conhecido, que o alicerce de nossa sociedades era estável, e que , sobre estes fundamentos assegurados, o futuro se forjaria no e pelo desenvolvimento das tênias dominantes da economia, da técnica e da ciência.

 

Desta forma, o pensamento tecno burocrático acreditava que podia prever o futuro. Ele acreditava, inclusive, em seu otimismo frágil, que o século XXI iria colher os frutos maduros do progresso a humanidade.

 

Mas, na realidade, os prospectivistas construíram um futuro imaginário a partir de um presente abstrato. Um pseudodemente untado de hormônios lhes substituiu o futuro.

 

Os instrumentos toscos, mutilados, mutiladores que lhes serviam para perceber  conceber o real tornou-os cegos não somente quanto ao perito dos peritos, Robert Gibrat, presidente das Sociedades Estatísticas da França: “Nestes últimos vinte anos, os peritos regularmente se equivocaram”.

 

Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, nasceu em Paris. Diretor emérito de pesquisa no CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique, é um dos pensadores mais originais de nossa época.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura
  • Data de Publicação: 2012

Confira também