Editora Vozes
Product ID: 32514
Product SKU: 32514
Redes, Liberdades e Controle

Redes, Liberdades e Controle

Marca: Editora Vozes Referência: 32481

Carregando...

Uma genealogia política da internet

O mundo considerado sob o aspecto da circulação da informação pode dar a impressão de ter assumido a forma de um gigantesco circuito fechado cibernético, do qual é difícil às vezes apreender a coerência do conjunto; a partir de uma elucidação genealógica.

Este trabalho se esforçou por desenredar as suas meadas e por compreender as forças que, na história da internet, presidiram a articulação entre liberdade da informação e liberdade política.

O liberalismo informacional - expressão que utilizamos para designar tal fenômeno - refere-se à orientação moderna para a autonomia, mas apoia-se na concepção científica da informação.

E em sua colocação em rede para engendrar novas modalidades de auto-organização social mediante a troca; assim, ele se apresenta como um ramo específico do paradigma liberal, mobilizando alguns de seus princípios-chave, sem deixar de redefini-los em profundidade.

No âmbito desse quadro geral tem ocorrido o confronto entre visões opostas que, aliás, continuam propondo leituras divergentes sobre essa problemática.

(Da conclusão)

        

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também