Editora Vozes
Product ID: 11164
Suicídio e Alma

Suicídio e Alma

Marca: Editora Vozes Referência: 11164

Carregando...

O autor faz uma análise de questões que levam ao suicídio, como o ódio ao corpo, o sado-masoquismo, a chantagem, a vingança, a agressão.

 

Para James Hillman são importantes as abordagens tradicionais da medicina psiquiátrica, da religião e do direito: segundo essas perspectivas importa salvar a vida a qualquer preço, o suicídio por sua natureza deve ser impedido. 


Mas também lembra: o suicídio não deve ser apenas visto como uma saída da vida, mas como [i]uma entrada na alma. 

 

Não deve ser tomado apenas de forma literal, mas simbólica, dentro da perspectiva da alma. Também aqui a alma adquire na visão de Hillman uma importância central, ela é o centro da vida psíquica e todo fenômeno psicológico à alma deve ser referido. 

 

“O suicídio é o problema mais alarmante da vida. Como se pode estar preparado para ele? Como se pode entendê-lo? Por que é evitado? Ele parece irremediavelmente destrutivo, deixando atrás de si culpa e vergonha e uma desalentada estupefação. 

 

O mesmo ocorre na análise; para o analista, o suicídio é mais complexo ainda que a psicose, a tentação sexual ou a violência física, por que representa a síntese da responsabilidade que um analista carrega. 

 

Mais ainda, porque não é um problema de vida, mas de vida e de morte, trazendo consigo todo os os imponderáveis da morte.”

 

James Hillman foi um psicólogo americano, autor de muitos livros influentes, incluindo O código do ser, Psicologia alquímica e Re-vendo a psicologia.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Peso: 

Confira também