Editora Vozes
Product ID: 28103
Product SKU: 28103
Teologia e Literatura - Afinidades e Segredos Compartilhados

Teologia e Literatura - Afinidades e Segredos Compartilhados

Marca: Editora Vozes Referência: 28142

Carregando...

Na teologia a antropogia ocupa um lugar central, não apenas porque é feita por seres humanos e para humanos, mas também porque a humanidade pode iluminar e esclarecer o caminho e a compreensão da revelação de Deus. Se Deus se revela aos seres humanos, Ele o faz através do humano, e a natureza humana de Jesus, que é também reveladora do ser de Deus, é uma prova disso.

 

O inegável antropocentrismo da literatura – que inventa a narra história humanas ou de personagens outros que falam com palavras humanas – se re-liga, então, ao antropocentrismo da teologia. E este antropocentrismo, por sua vez, está ligado em comunhão à natureza, a todos os seres vivos e a toda criação. 

 

E ambas, literatura e teologia, na arte de escrever imitando a vida para transformá-la, enconte sua fonte na inspiração que vem de mais além, cujo segredo é progressivamente desvendado aos seres humanos que se dispõem a tratar mais intimamente com o ministério desta vida doada gradativamente pelo Criador a suas criaturas.

 

Não é à toa, portanto, que a área da interface entre Teologia e Literatura é uma das que mais cresce, hoje, na pesquisa. Atraindo-se como dois polos relacionais, ambas as disciplinas fazem o se humano mais humano e a vida mais bela e digna de ser vivida.

 

Maria Clara Bingemer é professora titular do Departamento de Teologia da PUC-Rio e coordenadora da Cátedra Carlo Maria Martini da mesma universidade.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também