Editora Vozes
Product ID: 24999
Product SKU: 24999
Teoria da História: A Gênese dos Conceitos

Teoria da História: A Gênese dos Conceitos

Marca: Editora Vozes Referência: 25017

Carregando...

Conceber os conceitos históricos como uma espécie de “ferramenta” parece estar mais em sintonia com o atual estágio de nosso desenvolvimento. Isso porque, como operativos que explicam as transformações históricas, essas “ferramentas” podem funcionar ou não. Também não se trata de relativismo, mas de uma visão mais flexível sobre as razões das transformações sociais.

 

Uma determinada perspectiva teórica (positivismos, marxismo, liberalismo etc.) deve ser entendida como um campo que opera seus conceitos, segundo sua racionalidade própria.

 

Mas essa “racionalidade própria” não esgota o potencial do real. Portanto, a “verdade” gerada no campo não pode mais nos iludir. Ela deve se entendida (e apreendida) em uma dupla dimensão: diacrônica sincrônica. Daí a flexibilização proposta em Teoria da História: a gênese dos conceitos, entendida à sombra de todo um desenvolvimento (e esforço) da hermenêutica humana.

 

Não obstante, espero que, ao tomar a contingência histórica de nossas relações contem porâneas conosco mesmo mais visível, estes estudos possam ajudar abrir tais relações para a interrogação e transformação.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também