Teoria da História: Os Paradigmas Revolucionários - Vol. III - 3ª Edição

Marca: Editora Vozes Referência: 11324

Carregando...

O século XIX havia conhecido o advento da historiografia científica: os historiadores daqueles novos tempos, fossem positivistas ou historicistas, haviam incorporado ao seu trabalho uma significativa dimensão teórica e uma imprescindível base metodológica, além de ocuparem a cátedra universitária e construírem por uma rede internacional uma autêntica comunidade científica de pesquisadores.

 

Contudo, partir de meados do séculos XIX, esta historiográfica científica conheceria novas revoluções. Duas novas vozes – tão impactantes quanto duradouras na sua influência sobre as gerações que as seguiriam – iriam anunciar enfaticamente a possibilidade de uma nova redefinição dos rumos historiográficos.

 

Karl Marx introduziria, com Friedrich Engels, um novo para digam que logo ficaria conhecido como Materialismo Histórico; e Friedrich Nietzsche, a partir de uma filosofia que se punha a critica e o próprio padrão de racionalidade do homem ocidental, começaria a questionar a própria historiografia de sua época e colocar sob suspeita aquela imponente crença na inevitabilidade do progresso que já era tão comum à ampla maioria dos pensadores de sua época.

 

Este volume busca esclarecer tanto o paradigma do Materialismo Histórico, como discutir a contribuição inovadora de Friedrich Nietzsche. Tanto o Materialismo Histórico, a partir da contribuição de Marx e Engels, como a reflexão nietzschiana sobre as descontinuidades históricas, avançando para as proposições inovadoras de Michel Foucault, são discutidos neste volume a partir de uma ampla gama de autores que renovam, no decorrer do século XX e além, um e outro destes dois paradigmas revolucionários da historiografia. 

 

José D´Assunção Barros é historiador e professor adjunto de História na Universidade federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além de professador colaborador no Programa de Pós Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também