Editora Vozes
Product ID: 11911
Product SKU: 11911
Vontade de Potência

Vontade de Potência

Marca: Editora Vozes Referência: 11911

Carregando...

Que quer o homem? Resposta: a felicidade (não se ousaria dizer a potência: isso teria sido imoral); portanto, há em todo o ato do homem uma intenção de alcançar por meio dele a felicidade.   

 

Em segundo lugar: se o homem não alcança efetivamente a felicidade, a que se deve isso? Aos erros que comete no que concerne aos meios. - Qual é o meio infalível para atingir a felicidade, a que se deve isso? Aos erros que comete no que concerne aos meios.

 

Qual é o meio infalível para atingir a felicidade? Resposta: a virtude. - Por que a virtude? - Porque é a razoabilidade mais alta e porque a razoabilidade torna impossível o erro que consiste em se enganar com os meios; enquanto razão, a virtude é o caminho da felicidade. A dialética é a ocupação contínua da virtude, porque exclui toda perturbação do intelecto, todas as paixões.

 

Na verdade, o homem não quer a "felicidade". O prazer é um sentido da potência: quando se excluem as paixões, excluem-se condições que provocam o sentido o da potência ao mais alto grau e, consequentemente, o prazer.

 

A mais alta "razoabilidade" é um estado frio e claro que está longe de provar aquele sentimento de felicidade que traz consigo todo a espécie de embriaguez..."

 

Friedrich Nietzsche nasceu em 1844.Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, teve também forte influência da filosofia de Schopenhauer. Foi nomeado aos 25 anos professor de Filosofia na Universidade de Basileia, onde aprofundou-se no pensamento grego antigo.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Encadernação: Brochura

Confira também